domingo, 5 de outubro de 2008

RELIGIÕES




Todas as religiões são fundamentadas na existência de um ser superior que rege tudo e todos. Embora com nome variados nas diversas religiões, este ser sagrado propõe o bem, a retidão, a paz, a força espiritual, a solidariedade, o entendimento e a harmonia entre todos os elementos da natureza, dentre eles o ser humano. A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
As religiões ocidentais são muitas e as principais são:


CAMDOMBLÉ
O Candomblé é uma religião originária da África, trazida ao Brasil pelos africanos escravizados na época da colonização brasileira. Cultua os orixás, deuses das nações africanas. Sofreu grande repressão dos colonizadores portugueses, que o consideravam feitiçaria. Para sobreviver às perseguições, os adeptos passaram a associar os orixás aos santos católicos, no chamado sincretismo religioso. Por exemplo, Iemanjá é associada a Nossa Senhora da Conceição; Iansã a Santa Bárbara.A visita ao candomblé, como a qualquer outro templo religioso deve ser feita com seriedade e respeito.

CATOLICISMO
O Catolicismo é a religião que tem maior número de adeptos no Brasil. Baseia-se na crença de que Jesus foi o Messias, enviado à Terra para redimir a Humanidade e restabelecer nosso laço de união com Deus .Um dos mais importantes preceitos católicos é o conceito de Trindade, ou seja, do Deus Pai, do Deus Filho (Jesus Cristo) e do Espírito Santo. Estes três seres seriam ao mesmo tempo Um e Três. A missa é o principal ato litúrgico católico e seu ponto culminante é a eucaristia, ou comunhão, reconstituição, é o ritual da última ceia.

CRISTIANISMO Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade.

JUDAISMO Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes. Em essência, o Judaísmo ensina que a vida é uma dádiva de Deus e, por isso, devemos nos esforçar para fazer dela o melhor possível, usando todos os talentos que o Criador nos concedeu.

PROTESTANTISMO
No século XVI, um padre alemão chamado Martinho Lutero iniciou um movimento de reforma religiosa que culminaria num cisma, ou seja, numa divisão no seio da Igreja Católica. Foi assim que surgiram outras igrejas, igualmente cristãs, mas não ligadas ao Papado.

ESPIRITISMO
Espiritismo é a crença segundo a qual a essência humana é baseada na existência de um espírito eterno, que pode estar entre os vivos ou não, admitindo vidas sucessivas (reencarnação) ou não e a comunicação entre os vivos e os mortos, geralmente pelo intermédio de um médium. A expressão também designa a doutrina e práticas das pessoas que partilham esta crença.

RASTAFARIANISMO O movimento nasceu com os ativistas negros e mestiços da década de 1930. Fundamenta-se na resistência negra à opressão branca. Entre eles há uma grande variedade de práticas e crenças.
As canções, orações e a música são muito importantes e bastante peculiares no movimento como um todo.

UMBANDA
É influenciada pelo espiritismo , que acredita na possibilidade de contato entre vivos e mortos e na evolução espiritual a partir de sucessivas vidas na Terra. A umbanda incorpora ainda ritos indígenas e práticas mágicas européias. As raízes umbandistas encontram-se na África, foi trazida ao Brasil pelos escravos.

Nenhum comentário: